Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



ESCOLA | Dicas de organização

por Inês, em 19.01.14

Tal como prometido, o blog vai passar a adotar novos temas, deixará de ser unicamente direccionado para temas de moda e beleza, passando também a abordar novos assuntos. Um dos assuntos que gosto sempre de falar é de escola...porque é o ambiente que me rodeia diariamente e que me continuará a rodear por mais uns aninhos.

Depois de 12 anos de experiência, aprendi alguns métodos de organização que sinto que têm funcionado comigo e que tenho a certeza que funcionarão com qualquer pessoa que precise de cumprir horários e de ter um local de espaço bem organizado.

 

 

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

 

Para quem esteja na escola ou faculdade, é sempre essencial ter o horário dentro da carteira, num caderno ou escrito na agenda. Porque especialmente para quem tem muitas aulas ou tem intervalos de aulas/almoço longos, é mais difícil gerir o tempo no princípio. 

Algo também bastante importante é terem o vosso próprio horário de estudo, um horário onde dediquem um certo tempo ao descanso e outro ao estudo. Normalmente o melhor tempo para estudar é de manhã (aos fins de semana ou para quem não tem aulas de manhã) e a seguir ao almoço. Podem optar por estudar durante cerca de 1h30min, mas mais que 2h não. Os intervalos deverão ser nem muito curtos nem muito longos. Intervalos de 15-20minutos são os ideais e para as refeições podem dedicar cerca de 45min.. Depois do jantar o estudo não rende tanto, pelo que se optarem estudar neste horário podem fazê-lo por 30min - 1h.

 

AGENDA

Logo a partir do 5ºano é necessário adquirir uma agenda, onde marquem testes, apresentações orais, aniversários e outras datas importantes. É ainda essencial para poderem cronometrar os dias que faltam para esses eventos de modo a prepararem-se atempadamente. 

Nas agendas podem ainda escrever pequenas notas.

Ex. "Teste de XX dia X/X/X

Matéria: Unidade 1 - XX, tema X, pág. X, X, X

 

 

 

LOCAL DE ESTUDO

Ter um local de estudo bem arrumado, organizado e com pelo menor um caderno/folhas, o livro/manual da disciplina ou cadeira, estojo e marcadores é o essencial. É ainda importante que não tenham muitos objetos como plantas, velas, molduras ou outros a ocupar o local, de modo a que possam ter espaço para escrever e colocar as vossas coisas.

 

QUANTO TEMPO ANTES SE DEVE COMEÇAR A ESTUDAR

Deve-se estudar todos os dias, como é óbvio, mas dias antes do teste, exame ou frequência é importante começarmos a rever a matéria desde o início até ao fim com maior intensidade.

Dependendo da quantidade de matéria e da maneira como vocês se sentem com ela, pelo menos uma semana/5 dias antes é o essencial. Para matemática por exemplo, que é neste ano a disciplina que me exige mais esforço e dedicação, costumo começar a rever bem tudo antes cerca de 1 semana e meia semana antes, reservando 3 dias para um estudo mais intensivo. Já com biologia, que este ano para além de muito fácil, tem sempre pouquíssima matéria começo 5 dias, reservando um dia e meio só para exercícios.

 

 

O mais importante é que aprendam que o sucesso e a organização andam de mãos dadas, sem um não há o outro, e é importante gerirmos o nosso tempo e espaço para conseguirmos atingir os nossos objetivos :)

 

POST SOBRE ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTUDO: http://fashionbrand.blogs.sapo.pt/148305.html

POST SOBRE PREPARAÇÃO PARA A ÉPOCA DE EXAMES: http://fashionbrand.blogs.sapo.pt/50400.html

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:00


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D