Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tudo sobre protetores solares

por Inês, em 23.06.12
Mais importante que um bronzeado bonito e invejável é, sem dúvida, uma pele saudável e livre de lesões causadas pelos raios solares.
Como sabem, há diferentes tipos de raios UV Os raios UVA, UVB e UVC. A atmosfera solar consegue absorver os raios UVC, impedindo que estes atinjam o solo, mas é incapaz de absorver os raios UVA e UVB (felizmente, os raios UVA e UVB não são tão perigosos como os UVC, mas são capazes de causar lesões bem graves). Desta forma, é essencial encontrar-mos um protetor solar formulado especialmente para combater estes dois tipos de raios UV. Abaixo estão alguns exemplos.


O que quer dizer FPS 15, ou FPS 50? - Isto é uma indicação ao cliente, dizendo-lhe que o protetor solar que está a comprar lhe confere uma proteção de 15, ou de 50. Por exemplo, se estiveres a usar um protetor solar com FPS 50, quer dizer que podes estar 50x mais tempo "ao sol" do que se não estivesses a usar qualquer proteção.

O Fator de proteção solar (FPS), adapta-se aos diferentes tipos de pele? - Sim! Por exemplo, se tiveres uma pele muito clara, cabelo de cor clara e olhos claros, não podes usar de maneira nenhuma um FPS 15. Mas se tiveres pele, cabelo e olhos escuros, aí já não haverá grande problema.

O facto de comprar um protetor com alto indíce de proteção quer dizer que não é necessário estar constantemente a aplicar? - Mais uma vez, isto depende do teu tipo de pele. Se tiveres pele, cabelo e olhos claros, aconselho uma aplicação de protetor FPS 50 (ou 50+) de meia em meia hora. Mas se tiveres pele, cabelo e olhos escuros, podes aplicar o teu protetor solar de hora em hora (caso também tenha um índice de proteção alto!). Ou seja, também depende do índice de proteção.

Só é necessário utilizar protetor solar no Verão? - Se bem que esta é a época mais preocupante, é errado pensar que os raios UV só nos afetam na época balnear. É essencial que uses protetor solar facial durante o ano todo, para mais tarde não teres de lidar com lesões dermatológicas causadas pelos raios solares.

Onde devo comprar o meu protetor solar? Posso usar o do ano anterior? - O protetor solar pode ser comprado tanto em farmácias (onde os protetores, apesar de serem mais elevados, são de maior qualidade), em hipermercados, ou em lojas de cosméticos (como é o caso d'O Boticário). Normalmente também os vendem ao pé da praia, mas esse é um dos locais que desaconselho completamente! Primeiro, há certos protetores solares sem a data de validade visível, o que vos pode levar a comprar um protetor de há dois anos ou mais. Segundo, quando os protetores solares ficam expostos muito tempo ao sol, perdem a sua qualidade e a sua fórmula altera-se, logo, é totalmente desaconselhável. Algo também desaconselhável é utilizar o protetor do ano anterior (a menos que estejam em Junho/Julho/Agosto e o tenham comprado em Setembro, pois os protetores, depois de abertos têm prazo de um ano.

Espero que este post vos tenha sido útil e lembrem-se...este ano usem e abusem do vosso protetor!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31


1 comentário

De Inês a 23.06.2012 às 15:17

Obrigada Margie :) Realmente apliquei os meus conhecimentos deste ano de química neste post! ahah! É sempre bom quando podemos aplicar os nossos conhecimentos na resposta a algumas das perguntas das leitoras (nem que sejam de química!) ;)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D