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FITNESS | Exercícios com pesos

por Inês, em 20.01.14

Uma das minhas últimas compras no último mês foi um par de halteres depois de ter visto alguns exercícios que exercitavam certos músculos que contribuiam para a tonificação do corpo. No meu caso comprei um par de 2kg (neste momento acho que poderia ter comprado o de 3kg, mas penso que mal nos habituemos ao peso queremos sempre mais ;) ), há ainda de 1/2kg, 1kg, 1.5kg, 3kg e 5kg e daí para a frente. Pessoalmente, penso que para estes exercícios mais de 5kg já será muito, mas será uma questão de verem como aguentam o peso.

Existem diversas áreas que poderão ser exercitadas, como o caso dos bíceps, tríceps, do peito, dos glúteos, dos abdominais, etc. No caso das mulheres, interessa mais sobretudo a área do peito (para evitar a flacidez) e a área dos glúteos, para tonificar as nádegas e coxas. Por isso mostro-vos como fazer exercícios que vos podem ajudar nestas áreas.

 

 

 

Para exercitar o peito

 

Deitem-se numa superfície (se no chão, de preferência com um tapete de yoga), num banco, sofá ou banco de elevações. Peguem nos halteres e ergam-nos com os braços estendidos no ar. De seguida, baixem de novo e repitam o exercício durante cerca de 30, façam um intervalo e voltem a repetir.

 

 

Outro método, que ajuda tanto a área do peito, como a área dos abdominais e braços é apoiarem a zona das costas sobre uma superfície, esticarem os braços para trás sem tocarem no chão (como se estivessem a levitar) com os pesos. Um exercício fácil, e que poderá demorar o tempo que vocês aguentarem, mas pode provocar a sensação de "músculos presos".

 

 

Para exercitar os glúteos

 

Peguem nos vossos halteres e baixem-nos até ao nível dos pés, tentando não dobrar as pernas. Um exercício fácil, mas que ao fim de um tempo pode causar alguma dor nesta zona - mas uma dor que significa que os músculos estão a "trabalhar" :)

 

 

Outro método é usar os halteres em agachamentos - os famosos "squats". Basta que peguem nos vossos halteres e se agachem, podendo agachar ambas as pernas ao mesmo tempo (como se fossem sentar, mas mantendo o tronco direito) ou colocar uma perna à frente, fletir e manter a de trás direita.

 

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