Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tudo sobre protetores solares

por Inês, em 23.06.12
Mais importante que um bronzeado bonito e invejável é, sem dúvida, uma pele saudável e livre de lesões causadas pelos raios solares.
Como sabem, há diferentes tipos de raios UV Os raios UVA, UVB e UVC. A atmosfera solar consegue absorver os raios UVC, impedindo que estes atinjam o solo, mas é incapaz de absorver os raios UVA e UVB (felizmente, os raios UVA e UVB não são tão perigosos como os UVC, mas são capazes de causar lesões bem graves). Desta forma, é essencial encontrar-mos um protetor solar formulado especialmente para combater estes dois tipos de raios UV. Abaixo estão alguns exemplos.


O que quer dizer FPS 15, ou FPS 50? - Isto é uma indicação ao cliente, dizendo-lhe que o protetor solar que está a comprar lhe confere uma proteção de 15, ou de 50. Por exemplo, se estiveres a usar um protetor solar com FPS 50, quer dizer que podes estar 50x mais tempo "ao sol" do que se não estivesses a usar qualquer proteção.

O Fator de proteção solar (FPS), adapta-se aos diferentes tipos de pele? - Sim! Por exemplo, se tiveres uma pele muito clara, cabelo de cor clara e olhos claros, não podes usar de maneira nenhuma um FPS 15. Mas se tiveres pele, cabelo e olhos escuros, aí já não haverá grande problema.

O facto de comprar um protetor com alto indíce de proteção quer dizer que não é necessário estar constantemente a aplicar? - Mais uma vez, isto depende do teu tipo de pele. Se tiveres pele, cabelo e olhos claros, aconselho uma aplicação de protetor FPS 50 (ou 50+) de meia em meia hora. Mas se tiveres pele, cabelo e olhos escuros, podes aplicar o teu protetor solar de hora em hora (caso também tenha um índice de proteção alto!). Ou seja, também depende do índice de proteção.

Só é necessário utilizar protetor solar no Verão? - Se bem que esta é a época mais preocupante, é errado pensar que os raios UV só nos afetam na época balnear. É essencial que uses protetor solar facial durante o ano todo, para mais tarde não teres de lidar com lesões dermatológicas causadas pelos raios solares.

Onde devo comprar o meu protetor solar? Posso usar o do ano anterior? - O protetor solar pode ser comprado tanto em farmácias (onde os protetores, apesar de serem mais elevados, são de maior qualidade), em hipermercados, ou em lojas de cosméticos (como é o caso d'O Boticário). Normalmente também os vendem ao pé da praia, mas esse é um dos locais que desaconselho completamente! Primeiro, há certos protetores solares sem a data de validade visível, o que vos pode levar a comprar um protetor de há dois anos ou mais. Segundo, quando os protetores solares ficam expostos muito tempo ao sol, perdem a sua qualidade e a sua fórmula altera-se, logo, é totalmente desaconselhável. Algo também desaconselhável é utilizar o protetor do ano anterior (a menos que estejam em Junho/Julho/Agosto e o tenham comprado em Setembro, pois os protetores, depois de abertos têm prazo de um ano.

Espero que este post vos tenha sido útil e lembrem-se...este ano usem e abusem do vosso protetor!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31


2 comentários

De Margie a 23.06.2012 às 14:34

Este post esta super útil! Quando fiz exames para treinar para o de este ano fiz uma pergunta sobre os raios UV e está tudo bem respondidinho aqui! eheh...parece mesmo um post de química e, ao mesmo tempo, de beleza!
Bj

De Inês a 23.06.2012 às 15:17

Obrigada Margie :) Realmente apliquei os meus conhecimentos deste ano de química neste post! ahah! É sempre bom quando podemos aplicar os nossos conhecimentos na resposta a algumas das perguntas das leitoras (nem que sejam de química!) ;)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D