Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Preparação para a época de exames

por Inês, em 04.06.13
Eu sei, já não tem desculpa o meu desaparecimento, mas estes foram mesmo os últimos testes, e já daqui a duas semaninhas estarei a começar os meus exames, o de Biologia e Geologia e o de Física e Química. Como sei que há muitas meninas por aqui que se encontram na mesma situação, decidi fazer este post de modo a mostrar-vos também como é que eu estou a preparar tudo até ao dia de exame.

 - ORGANIZAÇÃO - é MUITO importante que se organizem atempadamente. Eu já fiz o meu horário de estudo, com intervalos, horas de explicações, horas de dormir, horas de acordar...tudo! Eu sei que é uma "seca" estarmos a programar uma semana inteira e será bastante difícil seguir tudo à risca, mas lembrem-se que há pouco tempo e cada minuto é precioso, principalmente quando estes exames poderão decidir o vosso futuro.

- DESCANSO - Não façam diretas! Para além de não renderem nada, estarão a prejudicar o vosso cérebro. Já ouvi casos de pessoas que fazem diretas no dia anterior ao exame...NÃO RESULTA! Como o famoso ditado popular diz: "Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer", neste caso fará crescer o vosso rendimento :) Deitarem-se por volta das 22:30 e levantarem-se por volta das 8:30 (ou antes, para as mais corajosas) fará maravilhas, acreditem ;)

- ALIMENTAÇÃO - Sim, também é um fator importante! No meu caso, odeio estudar quando estou com fome ou quando como demasiado...pelo que uma alimentação equilibrada e às horas certas será o ideal. Como "snack" poderão sempre ter umas pipocas ao vosso lado.

- LIVROS E AUXILIARES - Não penso que nesta altura haja muita gente a comprar livros, porque no meu caso, fui comprando ao longo do ano, porque não gosto de estudar através dos manuais. No caso de Biologia e Geologia, recomendo vivamente o da Porto Editora e o da Texto editora (preparar exames), já no caso de Física e Química é o da Texto editora (preparar exames e preparar testes 10º e 11º) e o "Livro do Chinês" (AKA Problemas de física e química da editorial presença). Para matemática, já me disseram que os livros (manuais) do Xeqmat são muito bons, e claro...os livros do GAVE! Em matemática, é também essencial livros de escolhas múltiplas. Já para Português, já comprei este ano em desconto um preparar os exames (da Areal), porque tem a análise dos textos e gramática. Relativamente a outras disciplinas como história, geografia, economia e afins...já não posso falar muito :/

- LOCAL DE ESTUDO - Se têm uma secretária pequenina, recomendo mudarem-se para uma mesa maior, porque normalmente nesta época terão cadernos, livros, manuais, calculadoras, dossiers, folhas e uma secretária de metro e meio não penso que seja suficiente, pelo que uma mesa de jantar poderá ser a melhor escolha. E claro, tentem manter sempre tudo arrumado...que motivação dá estudar num espaço desarrumado??

- AULAS DE APOIO - Normalmente as escolas e professoras costumam dar aulas de apoio, às quais penso ser péssimo faltar, porque terão a oportunidade de esclarecer dúvidas (para quem tenha ou não explicador), e lembrem-se que os vossos professores estão habituados aos esquemas dos exames, pelo que vos poderão dar dicas que valem ouro!

- NERVOSISMO - Não fiquem nervosas! Se esta fase não vos correr bem, sempre podem ir à segunda! Sim, ir à segunda fase não é a melhor opção porque depois há várias restrições para quem o faça, mas se não tentarem...nunca saberão!

- CÁBULAS - Óbvio que não estou a falar das cábulas em papel...dessas nem experimentem! Estou a falar das cábulas da calculadora...são sempre bons auxiliares (porque não estou a ver ninguém que consiga decorar as equações da chuva ácida ou das mil e uma reações exigidas na parte da química), por isso quando as estiverem a fazer, organizem bem os tópicos, para que não andem à procura durante 15min. E claro...vejam se a vossa calculadora está carregada!

E claro...eu prometo que depois de 21 de Junho cá virei mais frequentemente :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:56


2 comentários

De Maria a 05.06.2013 às 22:05

muito bons conselhos adorei :)
tambem vou ter exames e percebo que nao faças ja o que vou pedir ou que nao o faças. mas vou acampar a um festival e gostava imenso que fizesses looks para tal :) de certeza que nao sou a unica,dado que é agora que ha imensos festivais e muitas pessoas vao acampar!
obrigada,beijinhos!adoro o blog

De Inês - Fashion Brand a 06.06.2013 às 14:23

Olá :) Obrigada!
Vais ao Sudoeste? Eu poderei fazer este fim de semana (em princípio), mas antes do festival, farei de certeza!
Beijinho

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D