Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Porque o Fashion Brand não é só de moda, beleza e decoração, decidi que na rúbrica "Back to school" poderiam estar ainda alguns conselhos para as meninas que estão neste momento a iniciar o secundário ou irão iniciar o secundário. Já estou no 12º ano e penso que a minha experiência vos possa ser útil, já que este é o 3º e último ano a vivenciar este ambiente.

Primeiro que tudo, o secundário não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas também não é o ensino básico. Com isto, quero dizer que há quem não passe aqueles momentos de aflição inicial, nem todos descem assim tanto as notas e há até (ainda que raros os casos) quem as suba no secundário.

 

Têm de meter na vossa cabeça que não há os mesmos facilitismos que havia no ensino básico, este sistema funciona por médias e será a vossa média que determinará o vosso futuro, pelo que o vosso único objetivo nestes próximos 3 anos será conseguirem a melhor média possível, o que exigirá o vosso esforço, tempo, dedicação e estudo...as saídas à noite terão de ser reduzidas, o tempo passado no computador e televisão igualmente e nem sempre será o estudo que irá ocupar estas horas, mas sim o vosso horário. No 10ºano tive uma única tarde livre, a qual estava preenchida com explicações, o que só me deixava algum tempinho para o estudo de certas disciplinas, pelo que um horário de estudo organizado e a pensar no vosso limite de tempo (almoços, jantares, lanches, idas escola-casa, casa-escola). Por exemplo, se chegam a casa às 16h, um lanche de 15min será mais que suficiente, assim, às 16:15 podem começar a estudar.

Não estudem por demasiado tempo, eu própria não consigo ficar mais que 1.30h a estudar, pelo que intervalos de 5/10min. bastam para descansarem, esticarem um pouco as pernas e comerem alguma coisa. As horas de sono são igualmente importantes...deitarem-se tarde a estudar é um absurdo, assim como as diretas são ridículas. Deitem-se cedo, para que possam ter o vosso cérebro acordado no tempo de aulas ou no dia seguinte para estudarem (ninguém gosta de estudar num espírito sonolento).

Os resumos com letra bonitinha que faziam no ensino básico fazem parte do passado. Há disciplinas como filosofia e biologia/geologia que requerem que façam esquemas, tabelas e outro tipo de resumo, para isto decidi que o melhor mesmo eram aquelas folhas brancas (da impressora), comprei umas canetas de feltro e comecei assim a estudar, facilitou-me bastante a vida e ajudou-me a decorar mais facilmente aquilo que precisava para os testes e exames.

Os "Preparar os exames" não servem apenas para os exames em si, por exemplo, este ano não tive exame de filosofia, mas ainda assim decidi comprar para estudar para os testes , já que tem resumos e esquemas bastante bem elaborados, e o meu livro é um emaranhado de palavras, nomes e histórias que metade nem sequer interessa. Resultaram muito bem para mim e subi bastante a nota. Para FQ e Bio/Geo já tinha comprado no 10º e normalmente nem estudo pelos manuais, pela mesma razão de não estudar pelo manual de filosofia: uma confusão. E estes normalmente têm mais exercícios e há maior probabilidade de os vossos professores tirarem daí os exercícios.

Os explicadores podem servir de duas maneiras: como uma ajuda ou como uma desvantagem. Há quem pense que só por andar em explicações, o tempo de estudo deverá ser reduzido, o que não é verdade. Normalmente as disciplinas às quais temos explicações são aquelas onde as dificuldades são maiores, e devemos pensar nelas como um complemento ao estudo e não como um substituidor. Quanto muito, deveriam era aplicar-se mais nessas disciplinas.

Guardem todas as fichas e testes que os vossos professores vos dão. A matemática, por exemplo, a matéria não vai sendo substituída, mas sim acumulada (pelo menos na minha escola), pelo que terem sempre fichas e testes que os vossos professores vos forneçam é sempre uma ajuda essencial.

Estudem a matéria que deram nesse dia! Posso dizer que é muito difícil 'apanhar' matéria que perderam, muitas vezes nas aulas não apanham tudo e chegam a casa sem rever a matéria. No dia seguinte, acumula-se e sentem dificuldade em acompanhar o professor, por isso é importante que tenham o maior dos cuidados quando dão matéria nesse dia.

Para quem está no 10º, ainda não se deveria preocupar, mas para quem está já no 11º, sugiro que comecem a estudar já em Janeiro/Março a matéria do ano anterior para os vossos exames, já que é praticamente impossível assimilar toda a matéria dada nos dois anos em 15 dias. Para mim, foi muito difícil e não consegui tirar a nota que esperava na 1ªfase, já na 2ªfase, como há um mês de intervalo, pode facilitar-vos a vida...mas lembrem-se que a fase mais importante é mesmo a 1ª!

Não desesperem se tirarem uma negativa...não é o fim do mundo, muito menos o fim do vosso sonho! Muito boa gente com muito boas notas tira negativas, eu própria já tive algumas, e isso não impediu que a minha média fosse de 17. No entanto, lembrem-se que 2 negativas à mesma disciplina num período podem ser perigosas, o importante é que essa nota não vos deixe de rastos, mas sim motivados a subir.

Posso, para finalizar, fazer um 'apanhado' das disciplinas do meu curso: Ciências e tecnologias, pode ser que vos ajude :)

 

Matemática - Na minha opinião, a disciplina mais difícil e a que requer mais estudo da vossa parte. É importante que a estudem todos os dias e relembrem as matérias de tempo a tempo de modo a não esquecerem nada.  É importante que aquilo que aprenderam no básico esteja na vossa cabeça, já que essa matéria são apenas bases para a matéria do secundário. No 10º, posso dizer que é bastante à base de geometria, o 11º à base de trigonometria e já me disseram que o 12º é uma mistura de probabilidades com funções.

 

Filosofia - Uma disciplina que só comecei realmente a "perceber" no 11º, primeiro porque antes não sabia bem como estudar, se havia de fazer resumos, ler a matéria ou decorar. Os esquemas e tabelas ajudam e muito, especialmente quando no 11º começarem com as 'tabelas de verdade'. É importante que não "resumam" as vossas respostas nos testes, e que percebam que por vezes uma resposta completa precisa de página e meia. Os testes são pequenos, mas com cotações elevadíssimas: 40pontos numa resposta, por exemplo. Por isso muito estudo, mas acima de tudo, compreensão ;)

 

Inglês - Uma disciplina fácil para quem gosta da língua e difícil para quem não a percebe. Não achei que fosse uma disciplina que requeresse estudo, bem pelo contrário...estarem atentos nas aulas e saberem a gramática são o caminho para o 20! Para mim, a disciplina mais aborrecida (juntamente com o português), mas a mais fácil.

 

Física e Química - Tenho uma relação de amor-ódio com esta disciplina, porque adoro química e odeio física. Física de 10º ano é bastante fácil, já física de 11º é muito confusa, mas ambas cheias de fórmulas. Já relativamente às "químicas", posso dizer que a química de 11º é fantástica (mas vá, sou culpada porque adoro!). Não se assustem com as médias nacionais dos exames, na 1ªfase tive uma nota péssima e na 2ªtive uma nota excelente, tudo porque finalmente percebi que o que interessa são os exercícios! Muitos exercícios, fazer todos os exames e intermédios e perceber a matéria teórica (e não despejar tudo para a calculadora, como alguns fazem) é o essencial.

 

Biologia e Geologia - Também uma disciplina de amor ódio, porque adoro Biologia e odeio Geologia. No entanto, posso dizer que nestes últimos dois anos não gostei nem de uma, nem de outra. Biologia de 10º é um terror (pelo menos para mim) e Geologia de 11º também. Já Geologia de 10º, apesar de aborrecida, é mesmo muito fácil e bastante básica...no 11º é basicamente o mesmo, mas muito mais aprofundado e com termos técnicos bem mais difíceis. Relativamente a Biologia de 10º, está mais relacionada com ciclos, trocas e outros temas pouco interessantes (mais uma vez, na minha opinião). Já Biologia de 11ºano está relacionada com a reprodução assexuada e sexuada, mitoses e meioses, que se dividem em meioses I e II, sendo que há parecenças entre a última e a mitose. Enfim...um emaranhado de confusões.

 

Português - Como já havia dito, uma das minhas desfavoritas. Simplesmente porque nunca fui uma rapariga de letras. No 10º não têm nenhuma obra prevista, mas pelo menos nas orais que tive tinha de ler um livro por período. E faz sempre bem ler, ponto. Já no 11º, tive que ler os Maias (acabei por ler os resumos, já que adormecia de página em página). Não é que seja um livro aborrecido, porque a história é muito interessante, fala de relações familiares, incesto entre irmãos, drama e algum romance à mistura, mas as descrições são um pouco longas, o que nem sempre gosto. 

 

Educação Física - Não há muito, ou praticamente nada a dizer desta disciplina. Simplesmente acho que o facto de já não contar para a média é um pouco injusto. Se não me contasse para a média, certamente a minha descia e apesar de não testar os nossos conhecimentos teóricos (a não ser, claro, nos testes teóricos), é essencial que o aluno mantenha a motivação. 

 

Espero não me ter esquecido de nenhuma disciplina, e espero igualmente não vos ter assustado, mas sim ajudado, porque estes anos poderão não ser os melhores das vossas vidas (para alguns serão, para outros não), mas serão certamente aqueles que irão decidir o vosso futuro...aproveitem :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:22


2 comentários

De Jessie Bell a 14.09.2013 às 22:30

ola :) da ultime vez que falamos sobre escola e medias dizias que querias ir para medicina! Ainda queres? Que opçoes e que escolheste para o 12º ano?

De Jessie Bell a 15.09.2013 às 21:14

Eu escolhi fisica e AI. Vou tentar entrar em aeroespacial, no tecnico. Mas os exames nao correram la muito bem :/ por isso vou ter de repetir este ano

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D